Top 4 Razões para comprar um veículo elétrico

  1. Elétrico é mais económico

Não importa que contas façamos, os veículos elétricos continuam a ser mais económicos do que os seus primos a gasolina. Com estações espalhadas pelo país e com carregadores mais eficientes em casa, com um custo cada vez mais baixo para o consumidor o VE é uma opção cada vez mais apetecível.

E não é só na energia, é também na manutenção. Como não tem motor a gasolina, não precisa da mesma quantidade de óleo (os travões continuam a precisar). Esqueça as trocas de óleo, velas, correntes de transmissão etc. Certo, as baterias continuam a ser caras (com tendência para descer de preço) mas o que se poupa em manutenção compensa, e bem.

 

  1. Emissões baixas

Como vivemos num mundo com outras pessoas e coisas, o futuro deste também nos pertence. Enquanto a energia que move um carro a gasolina vem de uma origem de uma industria que mancha este lindo planeta, a energia que move um carro elétrico pode (e deve) vir de origem verde e renovável, com um baixíssimo impacto no ambiente.

E se és egocêntrico e o ambiente é coisa de hippies, pensa assim: Energia renovável é mais barata.

Lá estamos nós a bater na mesma tecla, mas é verdade!

 

  1. A experiência de condução é melhor

 

“Wow. Nem acredito que disseste isto!” – Estás tu a sussurrar para ti mesmo depois de leres o título deste ponto. Mas é verdade. Não acreditas?

Já experimentaste acelerar num veículo elétrico? A resposta é imediata. Enquanto um veículo a gasolina tem que queimar o combustível e só depois começa a rodar, a energia elétrica é instantânea, sem atrasos. A resposta é imediata, linear e sem falhas.

“À e tal… Mas isso é a aceleração só, e disseste condução!” – Diz o chico esperto. E poderia estar certo, mas só que não.

Como o ponto de gravidade é mais baixo, porque o motor e bateria estão mais em baixo, a condução tem uma resposta mais rápida, estável e confortável.

An electric engine generates instant torque, which means that electric vehicles zoom off starting lines and provide smooth, responsive acceleration and deceleration. Electric vehicles also have a low center of gravity, which improves handling, responsiveness, and ride comfort.

Isto foi provado na Formula E e em centenas de outros veículos elétricos.

 

  1. Veículos elétricos são mais convenientes

 

“Não, não são. Aqui é que vais perder!” – Diz o nosso rezingão residente.

Mas são, ora vejamos. Imaginemos o seguinte, é segunda-feira, um dia chato por natureza, e dirijo-me para a bomba da gasolina para atestar antes de ir para o trabalho. A fila é grande, boa, o chefe vai ficar ainda mais satisfeito comigo por chegar mais uma vez a horas. O preço da gasolina aumentou, como aumenta sempre, sem aviso e uma data de cêntimos que na altura do escudo seria um escândalo mas que agora ninguém faz barulho. Atestar parece que me estão literalmente a roubar a carteira e a tirar dias e dias trabalho e de vida.

Agora imaginemos que é segunda-feira também, para justiça das metáforas, e eu tenho um veículo elétrico, que ficou a carregar em casa durante a noite. O preço da eletricidade é fixo e por isso sei quanto é que me sai a carga cheia. Não é caro. E se for mudo de prestador de energia num ápice. Sento-me no carro e chego a horas ao trabalho.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *